quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O nosso induzido jornalismo de cada dia

Não creio que seja má-fé. Talvez, uma espécie de não saber dizer. Mas, o jornalismo que se pratica em Manaus, às vezes, é de doer na alma. Principalmente na alma de quem é professor de jornalismo. Fato: ocorreu um acidente, ontem, dia 08 de janeiro de 2014, na estrada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) envolvendo um dos seus estudantes. A Assessoria de Comunicação da Instituição divulga uma Nota de Esclarecimento cujo trecho aqui destaco: "... Segundo informado, (o estudante) dirigia acima da velocidade permitida (40 km/h) e perdeu o controle do carro na curva." Apesar de sofrível, a Nota não me parece deixar dúvidas de que a velocidade permitida no local do acidente é de 40km/h. Sob o título "Estudante de engenharia capota o carro na estrada da UFAM, em Manaus" há o seguinte texto na versão on-line de um dor jornais da cidade:"Segundo a assessoria de comunicação da Ufam, o universitário estava em velocidade acima da permitida na área, cerca de 80km/h, quando perdeu o controle e capotou próximo a calçada." A não ser que eu esteja com problemas de interpretação de textos dos mais graves, enquanto na Nota divulgada pela Assessoria da UFAM a velocidade permitida no local é de 40km/h, no jornal, passa para 80km/h, o dobro da velocidade permitida, sendo, tal informação, atribuída à Assessoria da UFAM. A cada notícia fico com uma certeza: urge rediscutirmos constantemente a formação dos jornalistas no País para não perdermos só o diploma, mas, o bem mais precioso em se tratando do jornalismo: a credibilidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.