domingo, 5 de janeiro de 2014

A corrida perversa "pelo que der"

Ontem, ao vivo, em rede nacional, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma estudante, ingenuamente, revelou o lado cruel e perverso do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, oficialmente, é apresentado como o fator mais positivo do processo. Se do lado oficial se diz que a possibilidade de o estudante escolher qual curso fazer é o que de mais interessante existe no SiSU, do lado do estudante, pode se transformar no fator mais perverso: a escolha pelo que der e não pelo que se quer. Na sua ingenuidade, a estudante revelou que iria se inscrever para Arquitetura, o seu sonho. Mas, acompanharia o processo de disputa pelas vagas e, se não desse, faria algo relacionado à História da Arte, como preparação para o curso de Arquitetura, seu sonho, e que ela não abandonaria de forma nenhuma. Em suma, o que a estudante disse, em rede nacional, é que usaria um curso que ela não queria como forma de se preparar para o curso do seu sonho, se não desse para passar agora. Uma moeda não é cara ou coroa: é cara e coroa. Uma política pública, da mesma forma, pode ser vista pela metáfora da moeda: tem pontos positivos e negativos. Saber avaliá-los e preveni-los é fundamental para que o objetivo maior seja alcançado: neste caso, ao que parece, o da inclusão. O problema é que, ao invés de incluir, o SiSU pode excluir e, ainda pior, provocar evasão nos anos seguintes uma vez que o estudante pode optar, inicialmente, "pelo que der" e, no ano seguinte, se obtiver êxito no curso desejado, abandonar o primeiro curso que optou. Ainda é cedo para se afirmar categoricamente que o SiSU é bom ou ruim. Mas, que provoca evasão e empurra estudantes e escolherem o que der e não o que quer, é mais do que evidente.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.