quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Avaliação da Capes mais transparente

Digam o que disser, e muitos são os que gostam de dizer, mas, o Diretor de Avaliação (DAV) da Coordenação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Lívio Amaral, merece crédito por ter, no peito e na raça, contra a desconfiança de muitos, bancado um novo modo de avaliação que ninguém (ou talvez quase ninguém) acreditava que daria certo. Quando, digamos, pro-impôs que os coordenadores de programas passagem três dias em Brasília, ao final de cada ano, reunidos com os representantes de cada uma das áreas, houve quem batesse o pé, xingasse, ou resmungasse pelos cantos que "aquilo não daria certo". Deu certo, professor Lívio Amaral. E muitos foram obrigados a engolir o que disseram. O resultado da Avaliação Trienal de 2013, divulgado ontem pela Capes, sem dúvida, tornou-se mais transparente e mais justo em função das conversas de finais-de-ano que o senhor pro-impôs. Ainda assim, e com todos os avanços, quando, ao final dos três anos, uma equipe tem de atribuir notas, item por item, corre-se o risco de quedas espantosas e subidas mais espantosas ainda. Que não tiram a transparência nem a certeza de que avançamos no processo mas ainda precisamos aprimorá-lo a cada ano.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.