terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A seleção como fator de evasão

Pela primeira vez ouvi um argumento plausível para se rediscutir o uso ou não das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nas universidades brasileiras. Longe da fragilidade dos argumentos daqueles que se posicionam contra o Enem na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, porque os filhos de médicos e advogados do lugar não conseguem ingressar, o que se aventa em algumas cursos, ainda como uma hipótese a ser verificada, é que o Sisu provoca evasão escolar. E como isso ocorre? Com o Sisu, os estudantes passaram a escolher os cursos não pelo fato de gostar ou não, mas, "quando der para passar" em função da soma dos pontos que obtiveram. Acontece que nem sempre os pontos são suficientes para os cursos sonhados e eles iniciam cursos de áreas afins, com as quais não possuem interesse efetivo e depois abandonam os cursos. Este fenômeno sim é preocupante e precisa ser acompanhado com lupa pelas universidades. Afinal, se isso ocorrer, a evasão começa na porta de entrada.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.