sábado, 21 de dezembro de 2013

A Confederação Nacional dos Andadores de Bicicleta

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata, no Painel "Pesquisa e Inovação: Universidade e Empresa", realizado no dia 12 de dezembro de 2013, no Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (ENPROP), realizado em Curitiba, de 11 a 13 de dezembro de 2013, criou uma fábula para ilustrar o problema da formação da universidade brasileira. Disse ele que certa vez um adolescente chegou a uma universidade com um enorme problema (educacional): andar de bicicleta. Especialistas e pedagogos se reuniram para elaborar o projeto pedagógico do curso. Dentre outras coisas, decidiram que ele deveria cursar Aerodinâmica I, II e II; Mecânica I, II e II e todas as demais disciplinas que envolvem o ato de "andar de bicicleta". Ele não disse, mas, pela experiência que tenho com os cursos nas universidades brasileiras, certamente todas as disciplinas com os tais números tinham pré-requisitos entre si. Prata encurtou a fábula para concluir que, certamente, ao final de dois anos, o estudante teria abandonado a universidade sem, sequer, ter subido em uma bicicleta. Ao final do painel, procurei o secretário e continuei a brincadeira por ele iniciada. Apresentei-me como professor Gilson Monteiro, do Amazonas, delegado da Confederação Nacional dos Andadores de Bicicleta (CONAB), e que ele seria notificado por incentivar as pessoas a abandonarem a formação profissional regulamenta de "andador de bicicleta". (Ele entendeu a brincadeira, cumprimentou-me e rimos muito juntos). Quer andar de bicicleta? Cuidado com os pré-requisitos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 20/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.