domingo, 3 de novembro de 2013

Polêmica moralista em escola fundamental no Acre

Uma tirinha modificada, publicada em uma prova de uma escola fundamental, em Rio Branco, no Acre, ganhou contorno de escândalo e, se duvidar, o Pastor Marcos Feliciano pode aparecer, a qualquer momento, para condenar a professora da disciplina a "arder permanentemente no fogo do inferno". Vejam, caros leitores e leitoras, como um site de notícias inicia a divulgação do fato: "Uma prova de língua portuguesa contendo um palavrão foi aplicada a alunos em uma escola fundamental em Rio Branco, no Acre. No teste, a palavra “pica” foi colocada em uma tirinha alterada da Turma da Mônica, gerando polêmica entre os pais das crianças".
 
Reprodução/Efigênia Ferreira/Arquivo Pessoal
Uma análise da "tirinha modificada" leva-me a crer que o centro da polêmica não deveria ser a grafia equivocada de "pipoca". O pessoal da "revisão" dormiu no ponto (ou até mesmo de propósito) e pipoca virou aquilo lá que espantou o pipoqueiro. O problema talvez esteja na frase "Leia a tirinha a baixo (sic) e responda a questão 16". Ainda assim, sem nenhum preconceito linguístico, o que houve foi um espaço em branco a mais e a sílaba "po" a menos.
Entendo que o episódio poderia ser usado pela direção da escola de forma didática. Não para condenar publicamente uma professora que, no mais das vezes, trabalha sem motivação, sem salários dignos e em péssimas condições de trabalho. Não conheço a escola e não sei se esse foi o caso, mas, o certo, é que todos nós somos passíveis de cometer erros de grafia: por desleixo ou por pressa. São erros, porém, que jamais podem provocar à condenação pública de um profissional. É preciso levar a conta a história de vida das pessoas, os bons serviços prestados até então e "dar um desconto" e, no máximo, exigir mais atenção e zelo da professora ao revisar o texto das provas a serem aplicadas.
E quanto ao palavrão (que nem é assim uma palavra tão grande para figurar no aumentativo, embora muitos homens tenha trauma em relação ao tamanho da palavra) serve de mote para uma excelente aula de Educação Sexual, puxada pela taxionomia dos órgãos genitais femininos e masculinos. Talvez, assim, se vencesse, definitivamente, o mito vagina e do pênis (ou pene) e o assunto deixasse de ser tabu e passasse a fazer parte da vida das pessoas, com muito mais naturalidade. Afinal, "pais das crianças", as crianças só existem porque, em algum momento, vagina e pênis foram usados.

OBS: Fosse em uma tese ou dissertação, bastaria uma errata: "onde se lê "a baixo", leia-se "abaixo" e onde se lê "pica", leia-se "pipoca".


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.