segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pesquisadores-Operários e o Mestrado Profissional

Ontem, por conta da postagem "Pesquisadores-operários cada vez mais excluídos", recebi comentários de que eles (os pesquisadores-operários) se encaixariam melhor na modalidade Profissional. Isso não é totalmente verdade. O que muitos não conseguem entender é que os Pesquisadores-operários são operários por não terem a chance de se profissionalizarem como pesquisadores. Trabalham por necessidade. Mas querem ser Pesquisadores. E não o conseguem. Quando o fazem é exatamente pela força do trabalho e da dedicação à pesquisa. Nem sempre os movimentos de gabinete acertam o alvo. A criação do Mestrado Profissional, se teve esse objetivo, não o atingiu. É preciso repensar o modelo e se entender que a realidade brasileira é feita de estudantes-operários desde os cursos de Graduação. E esses mesmos Operários se transformam em Pesquisadores-Operários quando chegam à Pós-graduação. É preciso levar em conta essa trajetória para que a política pública seja efetiva no caso desses pesquisadores.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.