quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O que se espera da universidade

Há uma distância monumental entre o papel da universidade pública na sociedade e o que se espera dela. A expectativa em torno da atuação de uma universidade, principalmente uma federal, é que de seja capaz de corrigir todos os erros das esdrúxula e falidas políticas públicas para a Educação nos níveis municipal e estadual. Não se pode é atribuir à universidade o dever de corrigir o problema da péssima Educação nos níveis Básico e Médio. Ao contrário, ela, a universidade, termina por se tornar vítima de um ciclo que, por mais que consiga um bom nível de qualidade, sempre será afetada pelo processo de formação nos níveis anteriores, responsabilidade do Município e do Estado, respectivamente. Antes de qualquer tentativa de interferência na política de seleção de ingressantes em qualquer universidade, deputados e vereadores devem mesmo é cumprir o dever de casa e cobrar providências tanto do Município quanto do Estado no sentido de que seja ofertada uma Educação de qualidade. A universidade pode até ser parceira no processo, nunca, porém, condenada pela má-administração de quem não cumpre o mínimo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.