sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O esfacelamento da área da Comunicação

A área da Comunicação, para muitos tida como Campo, para alguns outros já com status de Ciência, enfrenta um grave momento no Brasil: de esfacelamento. Tudo em função da predominância de muitos profissionais de Jornalismo com uma visão estreita a respeito do Campo e da própria Comunicação em si. E foi com base nesta estreiteza de visão que se aprovaram as Diretrizes Curriculares do Jornalismo, extremamente excludente em relação às demais atividades que fazem parte da Comunicação. Baseado em "líderes de si" e de alguns subservientes seguidores, o que se fez, com as Diretrizes, foi afastar o Jornalismo das atividades correlatas. Esses mesmos "líderes" negam, inclusive, as Mídias Digitais e, talvez, sonhem com o retorno do Jornalismo aos cânones dos anos 60 e 70. O retorno do Estágio Curricular Obrigatório simboliza esta nostalgia do grupo que propôs as Diretrizes para os cursos de Jornalismo. Simboliza, também, a aversão ao novo, ao moderno, ao Digital. O movimento se refletirá em ações separatistas nas Faculdades e Universidades. Levará a um atraso, inclusive do ponto de vista teórico, que, ao longo do tempo, certamente, decretará o fim do Jornalismo que os velhos líderes tentaram resgatar. A história contemporânea comprova que jornalistas formados pela velha cartilha se transformam em desempregados portadores de diplomas. Será o fim para aqueles que optarem por seguir religiosamente líderes anacrônicos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.