domingo, 10 de novembro de 2013

A cruel universidade dos corredores

Ao longo dos anos como professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ingressei em 1993, percebo que existe a universidades dos corredores e cantinas e a universidade dos discursos. Essa última, a mais ética, correta e democrática que um dia alguém sonhou, inclusive eu. Essa universidade dos discursos nos enche de orgulho. A dos corredores e cantinas, que parece ser a mais real, é de dar nojo: formada por vermes, víboras e amebas. O maior desafio é tentar aproximar essa universidades dos corretores da utópica universidade dos discursos. Quisera eu e a sociedade inteira que a pregação dos discursos fosse transformada em prática, no dia-a-dia. Ter-se-ia uma universidade menos cruel e mais comprometida com os interesses coletivos. Em não sendo assim, a universidade se transforma em uma casta de interesses individuais sobrepondo-se sempre à sociedade, o que é uma lástima.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 09/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.