quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ufam forma turma de Licenciatura Indígena

A Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), prfessor doutora Márcia Perales Mendes Silva, presidiu, ontem, às 19h, na Maloca do Saber, em São Gabriel da Cachoeira, a cerimônia de outorga de título a 70 indígenas do Alto Rio Negro. Divididos em turma Baniwa, Nheengatu e Tukano, homens e mulheres indígenas deixaram de lado seus rituais sagrados e, em uma maloca, seguiram rigorosamente o ritual de outorga da academia. O projeto do curso de graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (LICEN) é coordenado pela professora doutora Ivani Ferreira de Faria e sediado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Ufam. A maior novidade do curso é a metodologia baseada no respeito às tradições e às falas de cada comunidade e na produção de pesquisas, transformadas em artigos e publicadas em livros, lançados no dia anterior, cujos autores são os próprios estudantes. Além dos cinco livros, foi lançado um vídeo produzido pelos estudantes da turma Tukano, na pesquisa "Que tipos de mecanismos foram usado para firmar a Educação Escolar Indígena (EEI) ao longo de sua existência?". O material é composto de dois DVDs. Um com cinco documentários sobre a origem da EEI no Alto Rio Negro e seus impactos socioculturais e o outro aborda o surgimento das escolas indígenas diferenciadas como Utapinopona, Yupuri, Ye´pa Marshã, Kotiria e Kubeo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.