quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O senso comum a respeito da academia

Fico a me perguntar o porquê de a universidade ser vista com tanto preconceito na comunidade. Fora dela, principalmente seus ex-estudantes, falam do "academicismo". Talvez essa ideia perdure pela crença de que tudo o que é produzido nas universidades, principalmente os textos acadêmicos e científicos, precisem ser herméticos, algo assim meio resultante de uma mistura entre barroco e rococó. Ao que parece, esse receio em relação aos textos produzidos "ao estilo" da academia terminam por influenciar a própria imagem que a comunidade tem a respeito da universidade e a relação dessa com a comunidade da qual faz parte. É preciso, então, simplificar, sem perder a qualidade, o formato e o conteúdo dos textos acadêmicos. Defendo, por exemplo, que ao invés do hermetismo de textos que mais parecem bulas de remédio, que tenhamos liberdade para escrever cientificopoeticamente de forma bela.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 16/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.