segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O papel do professor na sociedade

Às vezes para a me perguntar qual papel exerço efetivamente na sociedade, como professor, e como posso fazer algo para mudá-la? Não tenho respostas fechadas, verdades absolutas, inclusive, porque, a verdade absoluta talvez não exista. Difícil é ser transformador em uma sociedade que não valoriza efetivamente, nem moralmente nem financeiramente, a profissão de professor. Episódios para lá de didáticos, como o do julgamento do Mensalão, transformam-se em motivo de chacota. Os grandes crimes, que poderiam (e deveriam) ser motivo de exemplo para os mais jovens, com a impunidade, são exemplos de o que não se deve fazer. Ao professor às vezes resta pregar no deserto. Na esperança de que a utopia baseada no sonho de dias melhores não seja mera ladainha que tende ao infinito sem resultados práticos.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 27/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.