sábado, 5 de outubro de 2013

Bolsa de Pós não é complemento salarial

Algo preocupa-me profundamente no Pós-graduação brasileira: a tendência, de Norte a Sul. Leste a Oeste do País, de se usar a bolsa, tanto do Mestrado quanto do Doutorado, meramente como complementação salarial. Um programa de distribuição de bolsas para estudantes de Pós-graduação não é e jamais deve ter quaisquer características de um programa de distribuição de renda. Bolsas, que são pagamentos temporários, devem ser instrumentos estratégicos para incentivar determinas áreas de pesquisa. Ou, para que alguns estudantes, por mérito, ou por demanda social, com o fim de estimulá-los a se encantarem pelo mundo da pesquisa. Usada meramente como complementação salarial, não atinge nem o objetivo social nem o acadêmico. Ao criar as bolsas, as agências de fomento o fazem com o único objetivo: fomentar a pesquisa e melhorar os resultados destas mesmas pesquisas por conta de um trabalho mais dedicado e profundo às próprias pesquisas. Sem que isso seja feito, perdem os programas de pós-graduação e perde a sociedade que, indiretamente, vos financia.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 04/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.