quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A perenidade das ideias ao longo do tempo

Em 1998, passei o ano todo a trabalhar como voluntário da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na reforma da NBR 6023. Como cheguei à ABNT? Por ter publicado o artigo "Sumário ou índice: conceito, definições e controvérsias", na revista científica Acta Cirúrgica Brasileira (Acta Cir. Bras. vol.13 n.2 São Paulo Apr./May/June 1998). Há pouco, reli o artigo. Fiquei surpreso com o fato de ter escrito algo em 1998 e se manter tão atual até hoje:
"O mundo globalizado de hoje não permite que mesmo instituições normativas como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) simplesmente editem as normas e esperem que as pessoas passem a adotá-las. Dito de outra forma, hoje, a ABNT não deve ser apenas uma entidade normativa. Precisa convencer as pessoas a se utilizarem e a seguirem as normas, principalmente no que tange à representação descritiva dos registros do conhecimento, pois a ABNT não tem como punir, com multas exemplares, editores e universidades que não seguem as normas por ela estabelecidas. Uma das formas mais simples de adesão seria se as próprias normas induzissem a isso. Caso o texto dessas normas fosse claro, conciso e coerente, as dúvidas poderiam ser mínimas ou, quem sabe, talvez nem existissem.
Em algumas universidades, em geral, os argumentos favoráveis à "obediência" às normas da ABNT são dos mais estapafúrdios: "A lei existe para ser cumprida"; "não está claro mais é lei", "dicionário é um amontoado de palavras de uso comum, as normas da ABNT são técnicas e pronto". Aprende-se, com o mestre Cruz Neto (1990, p. 160) que "[...] negar uma realidade linguística pelo simples fato de negar só pode revestir-se de dogmatismo absolutista". Certamente, a ABNT não pretende que as normas sejam seguidas por dogmatismo absolutista, mas sim, porque apresentam uma certa lógica, que pode ser facilmente sustentada." Impressionante!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.