quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Público não é sinônimo de sem dono

O slogan "universidade pública, gratuita e de qualidade" é muito bonito como bordão dos movimentos sindicais, principalmente da categoria da qual faço parte, os professores e professoras das universidades brasileiras. Devemos, no entanto, inclusive nós e a sociedade, ter clareza de que ser pública, no caso da universidade, não significa que se trata de uma organização, sem dono. Ser servidor público é ter como patrão a sociedade. Logo, a sociedade também é a "dona" da universidade e seus professores, técnicos e estudantes, indiretamente, são acionistas, pois, pagam impostos, os quais, financiam as instituições públicas, inclusive, as universidades. Logo, ser pública, não significa, também, que seja gratuita. Há um custo, altíssimo, bancado pela própria sociedade. O uso do termo "gratuito" no bordão, quer significar "uma universidade na qual não se paga mensalidades". Em forma de impostos, porém, essa mensalidade é compulsória. Principalmente para os trabalhadores que sentem a "mordida do Leão" constantemente. Daí decorre a responsabilidade maior que se tem de ter em relação às universidades, principalmente por parte de nós, os professores e professoras. Trabalhamos nela e somos acionistas. Ou cuidamos de prestar um bom serviço, principalmente em sala de aula, mas também no atendimento, que deve ser sempre gentil, às pessoas. É o mínimo que se espera de um "dono" que trabalha na própria empresa e quer vê-la respeitada.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.