sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O horário de trabalho no serviço público

Tem todas as características de piada, mas, me foi contado com um tom de seriedade que até eu me assustei. Um amigo aproximou-se de mim ontem e comentou:"Gilson, tu sabias que o Atlas começou a perseguir todo mundo lá na Prefeitura do Campus?". "Não, o que foi que ele fez?", perguntei. E ele:"Rapaz, ele passou a cobrar o cumprimento do horário de trabalho de todo mundo. Até aqueles que faltam apenas dois anos para se aposentar são chamados a cumprir o horário". O Atlas ao qual se referiu o colega é Atlas Augusto Bacellar, engenheiro e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atual prefeito do Campus Universitário da Ufam. Nada mais precisaria ser dito e soaria até como piada se não fosse trágica esta visão, quase cultural, de que "funcionário público" não deve cumprir horário. Quando o povo vai às ruas para cobrar dos políticos transparência no uso dos recursos públicos, não cumprir o horário de trabalho não seria uma forma de mal uso do dinheiro público? É importante refletirmos sobre o assunto e, juntos, concluirmos que não se trata de perseguição, mas, da exigência do cumprimento de uma obrigação.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 22/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.