segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Não se faz justiça só em cumprir normas

Chego a me tremer de medo quando encontro colegas professores e professoras que se arvoram em ser os bastiões da "correção" ou se nos apresentam como "cumpridores rigorosíssimos" das normas. No processo educacional, normais existem para fazer as organizações funcionarem fluentemente, no entanto, precisam ser interpretadas, não apenas cumpridas cegamente. Sob pena de se cometer injustiças. E quando toco neste tema lembro-me de uma dessas "piadas" que se recebe pela Internet, mas, que é lapidar para ilustrar a diferença quase sempre não muito óbvia entre o que e correto e o que é justo. Diz a "piada" que dois magistrados se encontram na porta de um motel. O primeiro deles saía do estabelecimento acompanhado da mulher do que entrava. Já o que entrava, estava acompanhado da mulher do que saía. Muito solícito e educado, o primeiro magistrado se dirigiu ao segundo e disse:"Vossa Excelência não considera que, uma vez que nos encontramos e já descobrimos as "fraquezas" um do outro, que o mais correto é cada um pegar sua mulher e seguirmos nosso caminhos?" O outro magistrado não se fez de rogado:"Excelência, poderia ser até o mais correto, porém, não seria o mais justo". Embora tenha sido recebido como piada, é um dos exemplos mais didático que já vi para fazer a diferença entre o correto e o justo. Qual papel devemos exercer em sala de aula? Vale uma reflexão mais profunda do que uma simples piada.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 18/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.