domingo, 11 de agosto de 2013

A sinuca-de-bico do Governo Federal

O Governo Federal, no caso específico, o Ministério da Educação, está diante de uma sinuca-de-bico da qual não sabe mais como sair. Pra ser mais exato, todos nós, do magistério superior, encostamos o Governo na parede e, agora, não sabemos mais sair da tal sinuca junto com ele (o Governo). Se não, vejamos. O nome "Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior" deveria ser mudado para "Concurso Público para o topo da Carreira do Magistério Superior". Isso porque o sentido da palavra "carreira", que do ponto de vista do trabalhista é você entrar no primeiro nível e chegar ao topo paulatinamente já era. Como o Governo Federal não cede aumento salarial, o topo da carreira se transformou em uma forma de melhor remunerar os professores e professoras. Assim, na primeira pressão sindical, o Governo criou a categoria de professor Associado, que era o topo da carreira. Antes, de fora da carreira e só se chegava a ela por concurso, quando uma vaga era aberta pela morte de um colega, a classe de Titular passou a fazer parte da "carreira". Assim, ao longo do tempo, todos serão professores e professoras titulares, no topo da carreira. Quando isso acontecer, o Governo terá uma bomba nas mãos, que tenderá a explodir, como já ocorre com a Previdência Social. Ao se atrelar o sistema de remuneração ao de avaliação, sem que haja uma trava para se chegar ao topo, a sinuca está posta. Haja habilidade para se sair dela!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.