sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A falta da noção de pertencimento na Administração Pública

O individualismo, é talvez, o maior dos problemas quando se quer implementar algum tipo de projeto que tenha por base a "noção de pertencimento". A administração pública brasileira é tão compartimentada quão as "caixinhas" das disciplinas que constam na cruel e autoritária denominação:"grande curricular". Modernamente, as disciplinas, em separado, não conseguem mais dar conta de explicar "quem somos nós" neste universo da vida. Pensar que os estudantes, sozinhos, são capazes de fazer as interconexões entre os saberes contidos nas inúmeras disciplinas pelas quais passam é utopia. Por analogia, acontece ao mesmo no "serviço público". Historicamente acostumados a "lavar as mãos" como fizera Pilatos, somos levados a crer que basta "fazermos a nossa parte" que o todo ficará completo. Ledo engano! Como bem ressaltam todos os estudiosos dos sistemas, a soma das partes sempre será maior que o todo. Um serviço público de excelência só será oferecido com o nível que a população merece recebê-lo quando os administradores tiverem uma visão "maior que a soma das partes" e souberem conduzir a "costura" das interconexões. Caso contrário, cada um fará a sua parte como se "até aqui fosse comigo" e daqui em diante com o outro. Sem a noção de pertencimento e a noção do todo, partes podem ser postadas lado a lado, porém, sem nenhum nexo. É um desafio hercúleo conectá-las! Mas, vale a pena!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Não seria "o todo é maior que a soma das partes"? Já que o todo comporta as relações, que não fazem parte das partes individualmente? Enfim, só uma dúvida passageira.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.