quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A estrutura da Educação Superior Brasileira

Parece haver uma eterna e sempre mal-resolvida confusão sobre a estrutura da Educação Superior brasileira. Genericamente só se fala em Graduação e Pós-graduação, inclusive, com um problema de gênero que, ao que se sabe, nem causa mais estranhamento. Rigorosamente, não se pode falar em "a" graduação e "a" pós-graduação. Como graduação é um curso e pós-graduação um programa e, em Língua Portuguesa, o gênero da sigla deve ser de acordo com a primeira palavra, graduação e pós deveriam ser sempre no masculino. Afora esse problema de gênero, há outras denominações que, no mais das vezes, as pessoas não conhecem. Na estrutura atual da Educação superior brasileira, os cursos são de Bacharelados, Licenciaturas, Habilitações, e Cursos profissionais de curta, média e longa durações. À revelia, faculdades, centros acadêmicos e universidades acresceram às denominações das habilitações existentes um penduricalho "com ênfase em". Isso virou um "deus-nos-acuda" a ponto de ser quase impossível a um ser humano lembrar quantas são as habilitações existentes no País. Pula-se para o guarda-chuvas "pós-graduação", ou sejam, todos os cursos feitos após se obter o diploma de graduação, e se chega aos Pós de "Lato Senso" e "Stricto Senso". No Lato temos aperfeiçoamentos, especializações, e residenciais médicas. No âmbito das especializações ainda se tem o Master Business Administration (MBA) que, rigorosamente, só deveria ser aplicado aos cursos de especialização em Administração. No Brasil, porém, se faz MBA de tudo. Avança-se para o nível Stricto Senso e temos os mestrados, que podem ser acadêmicos ou profissionalizantes e os doutorados. O que fugi disso é invenção da nossa prodigiosa mente humana.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.