quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A economia de água e energia como um processo

Sou de uma família humildemente pobre do interior do Acre, mais precisamente Sena Madureira, localizada a 144 km da capital, Rio Branco. Em nossa casa, desde muito cedo, aprendemos a economizar energia elétrica, não porque é chique ser "politicamente correto" e respeitar o ambiente. Por necessidade, éramos obrigados a deslizar as lâmpadas sempre que deixávamos o ambiente e a retirar das tomadas cada um dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos (raríssimo em função das condições financeiras). Os mesmos hábitos eram seguidos com relação ao consumo de água: nenhuma torneira poderia ficar "pingando". As mangueiras e tubos jamais poderiam ter um vazamento sequer. E para não dizer que não falei de banheiros, lá venho eu com o assunto novamente. Dói meu coração entrar em alguns dos banheiros da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ouvir o barulho da água a vazar intermitentemente. Tanto por defeito nos equipamentos quanto por seus "usuários" esquecerem as torneiras entreabertas. Sigmund Freud deve se remoer no túmulo e me acusar de ter alguma "fixação da primeira infância", mas, não deixo uma dessas torneiras abertas quando se trata do último caso. Quanto não se economizaria de água se cada um de nós tivesse a mesma atitude, não por uma necessidade, como era o meu caso na infância, mas, hoje, pela tão propalada consciência ecológica? Aliás, será que temos mesmo "toda essa consciência ecológica" ou tudo não passe de uma incomensurável balela? Da mesma forma, quanto não seria economizado de energia se as lâmpadas fossem desligadas quando o ambiente (no caso, dos banheiros) não tivesse em uso? Precisamos sair do campo dos discursos e, efetivamente, praticar o que tanto defendemos dia após dia. Em assim não sendo, deixaremos a categoria dos ecologistas de carteirinha e passaremos a integrar a categoria dos ecologistas de mentirinha. Praticar em casa e no trabalho o que defendemos é um bom início.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.