quinta-feira, 18 de julho de 2013

O espaço físico e as relações de poder

Nas organizações em geral, e nas universidades públicas, em particular, um dos indicadores para se determinara a relação entre o poder e a pessoa ou é o tamanho da sala ou o número de salas que a pessoa ocupa na organização. Na iniciativa privada, o simbolismo da sala é ainda maior em se tratando de uma empresa familiar. Como, nesses casos, os dirigentes, na maioria das vezes, são os próprios donos, às vezes, o que se tem, são salões enormes. Nas instituições públicas, os ambientes luxuosos foram substituídos por salas mais acanhadas, sem a pompa antiga. Ainda há, porém, uma crença velada de que, pelo número de salas se mede o poder de quem as ocupa. Digo de quem as ocupa porque, em alguns casos, há uma espécie de usucapião acadêmico, com as pessoas efetivamente se apoderando das salas. Racionalidade no gerenciamento não só dos espaços, mas, dos processos, é fundamental. Racionalidade administrativa, no serviço público, porém, parece ser artigo de luxo.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 17/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.