sábado, 1 de junho de 2013

USP entre as 200 melhores do mundo

Quando fiz meu Mestrado em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) éramos instados a dizer que estudávamos em "uma das melhores da América Latina". Como o brasileiro adora essas listas das melhores denominada ranking, sempre busca essas "colocações" para ter um termo de comparação, muito embora, nem sempre, as comparações possam ser feitas a partir dessas listas. Recentemente, no ranking inglês THE (Times Higher Education).a USP aparece em 158º lugar em uma lista com as 400 melhores universidades do mundo. Das universidades da América Latina, a USP é a única que aparece. Por inferência, isso leva a crer que "a fala" a nós passada nos corredores da FEA era correta. Pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem, certamente, a USP está mesmo entre as melhores da América Latina, se não for a melhor. Listas à parte, é preciso que se tenha algum tipo de parâmetro para comparar as universidades brasileiras e se investir na melhoria da qualidade no todo e não apenas na mera produtividade dos professores. As condições de trabalho são fundamentais para que se faça efetivamente Ensino, Pesquisa e Extensão de forma indissociável. E é um dos itens que mais interferem na qualidade das instituições superiores.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.