segunda-feira, 3 de junho de 2013

O jornalismo meia-boca e o jornalismo de boca inteira

Divirto-me e me preocupo quando leio discussões sobre a prática do jornalismo reduzidas a expressões tais como "jornalismo meia-boca" para se referir à prática do jornalismo atual ou para se fazer contraposições ao que se convencionou chamar de jornalismo multimídia. Como sou defensor da denominação Mídias Digitais, diria que não se trata de jornalismo multimídia, mas, de jornalismo em redes digitais, ou, jornalismo para as Mídias Digitais. À parte a taxionomia, o que me preocupa muito mais é o maniqueismo acadêmico de tais expressões. Falar em jornalismo meia-boca é como se criar o par correlato "jornalismo de boca inteira": expressão que significaria o jornalismo bem praticado, bem feito. Quem produz conteúdos para as Mídias Digitais não pode ser denominado, de forma reducionista, meramente jornalista. É um profissional multifacetado, que precisa ter conhecimentos, não-rasos, de todas as áreas da Comunicação, mas também, das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. Por mais que os puristas, os defensores do jornalismo de boca inteira tentem se remoer nos sarcófagos, há uma tendência mundial que não será revista porque os faraós do jornalismo tradicional esperneiem. Esses, aliás, fazem isso, certamente, por pura ironia. Não creio que sejam tão ingênuos a ponto de não reconhecerem que, na estrutura atual do capitalismo, sonhar com a prática do jornalismo de boca inteira é pura utopia. Desde que Émile de Girardin descobriu a fórmula de sustentar os jornais por meio dos anúncios, não se faz outra coisa, na prática do jornalismo, do que dobrar os joelhos diante dos capitalistas (anunciantes). Nem em tese, nem na prática, há jornalismo de boca inteira. Há muito, o que se faz, é um nojento jornalismo meia-boca!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.