domingo, 23 de junho de 2013

As lições do Taiti para o campo da Administração

Nas minhas aulas, uma das coisas que mais gosto é de usar o futebol como metáfora da vida. Mais ainda, como metáfora para as decisões administrativas. A primeira delas é a própria noção de time, de equipe. Poucas vezes, na história da humanidade, um time vencedor é formado apenas por craques. Uma boa equipe é formada por integrantes de vários perfis. Equilibrar esses perfis é o segredo para se ter uma equipe forte. Mas, o que o Taiti tem que ver com essa história? Simples. Costumo dizer, também, que, no Serviço Público, quando as pessoas não dominam a atividade, devem se comportar como aquele "zagueirão" que tem pouca habilidade mas é eficiente e nenhum treinador abre mão de um perfil desses. Ciente da pouca habilidade, zagueiros com esse perfil "espanam" para a direção do nariz. Como jogam de costas para o gol, dificilmente deixam que a bola chegue a ele (o gol). Eis a lição do Taiti para a administração em si e, principalmente, para a administração pública: simpatia, bom atendimento, polidez no trato. E, acima de tudo, Educação doméstica. Saco de pancadas na Copa das Confederações, o time do Taiti perdeu de 6 x 1 para a Nigéria, 10 x 0 para a Espanha e 8 x 0 para o Uruguai. Cientes das limitações, ainda saíram de campo abraçados com uma faixa, na qual se lia, em letras garrafais: "OBRIGADO BRASIL"! Muitos dos que foram às ruas protestar contra a má qualidade dos serviços públicos no Brasil eram servidores públicos. Será que são polidos, educados e humildes no trato com o povo, seus patrões, acima de tudo? É justo e legal se manifestar nas ruas. Mas, seria mais útil que justo, mirar-se no exemplo de humildade do Taiti e, cada um no seu setor, prestar um serviço ao público digno. Fazê-lo não é nenhum favor, como muitos pensam!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.