sábado, 4 de maio de 2013

Quem somos nós no universo de possibilidades?


Preocupa-me, na universidade brasileira, principalmente na área dita de humanidades, a paixão desenfreada que alguns pesquisadores e professores desenvolvem apenas por uma "visão teórica". Isso vos embota o modo de ver o mundo, ou seja, provoca viés teórico na hora de avaliar fenômenos a serem pesquisados. E se há viés na hora de avaliar o que se pesquisar, é muito provável que o resultado também se nos apresente com vieses. Por outro lado, encanta-me o passo enorme que os físicos deram em direção ao entendimento de "Quem somos nós": "No começo só havia o universo. Transbordando de possibilidades infinitas das quais você é uma". "Cérebros podem forma bilhões de redes neurais". Hoje o que me fascina é entender como funciona essa "máquina perfeita" que comanda a todos nós, os seres humanos, o cérebro. Tudo isso porque não me contentei, quando fazia parte daqueles que foram educados pela mão da "visão única". A Teoria da Comunicação tradicional incomoda-se até hoje. Seus modelos são "quadrados". O velho modelo emissor, mensagem e receptor, nem suas variações apresentadas como avanços, não servem mais aos anseios de uma mente pulsante que quer entender não apenas os "fenômenos" da Comunicação, mas também, o porquê de ter vindo ao mundo. Não tenho nenhuma intenção de implodir as velhas e carcomidas Teorias da Comunicação. Quero entender, porém, como se estabelecem as relações entre Homem, Natureza e Sociedade. E o tal "campo da Comunicação" não me dá respostas convincentes. Preciso me libertar das amarras. Sair dele para entrar no campo mais amplo da Linguagem, algo que já faço no Grupo de Pesquisa Mídia e Moda (Mimo) no qual pesquiso, em uma das linhas "linguagens e expressões humanas". Talvez, assim, seja capaz de entender melhor o universo de possibilidades que nos é proporcionado pelos bilhões de neurônios que trabalham incessantemente enquanto vida houver!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 03/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.