sábado, 11 de maio de 2013

MEC investirá em reforço pedagógico


O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, jamais foi poupado de críticas ácidas da minha parte. Desta vez, no entanto, usarei o espaço para reconhecer mais um dos seus acertos à frente do Ministério, talvez o maior deles: o programa de apoio acadêmico para estudantes “vulneráveis socioeconomicamente”. Em várias das notas aqui publicadas, critiquei profundamente o fato de o Governo Federal criar várias bolsas, como a bolsa permanência, por exemplo, sem, no entanto, investir em um processo de "nivelamento" que desse aos estudantes vulneráveis socioeconomicamente condições de acompanharem os estudos, portanto, de permanecerem na universidade. Ao anunciar, no dia 9 de maio deste ano, o lançamento do Programa Nacional de Bolsa Permanência, Mercadante foi taxativo:"além da Bolsa Permanência, haverá apoio pedagógico. Precisaremos de tutores para alunos que vêm de escolas públicas com algum tipo de deficiência. Teremos o programa de tutoria para dar reforço pedagógico". Embora ainda não tenha sido divulgada a forma de operacionalização, foi anunciado que todas as universidades públicas brasileiras, além das verbas da Bolsa Permanência, receberão recursos financeiros para implantarem um programa de apoio pedagógico. Sem que uma medida desse porte fosse tomada, tanto as políticas de cotas quanto o próprio Programa Universidade Para Todos (Prouni) corriam riscos de se transformarem em políticas públicas fracassadas. Agora, o MEC acerta a mão. No entanto, não se deve esquecer que essas são medidas temporárias que precisam ser acompanhadas de uma pressão, quiçá um arrocho, sobre os governos Estaduais e Municipais para a melhoria da educação na base. Afinal, a universidade brasileira não pode, ao longo do tempo, ser a "salvadora" e encobrir a precariedade do processo de formação levado a cabo pelos Estados e Municípios.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.