domingo, 26 de maio de 2013

Juventude, comunicação e cultura digital

Sempre que vou à Igreja, aos domingos, gosto de ler os textos de reflexão contidos no Boletim O Domingo. Publico, a seguir, um texto assinado por Paula Cervelin Grassi, representante da Pastoral da Juventude no Conselho Nacional de Juventude. No boletim, o texto original é "Juventude e comunicação". Eis o texto:"Juventude e comunicação; juventude e cultura digital; juventude e mídia livre: tratam-se de associações cada vez mais recorrentes e presentes no cotidiano. Quais são as interações existentes entre a juventude e os diversos meios de comunicação? Como jovens homens e mulheres são retratados na mídia? Estas são indagações fundamentais para compreender a estreita relação da categoria social com o mundo a comunicação.
Protagonista no processo, a juventude hoje é quem mais se utiliza das novas formas de comunicação. Conectada especialmente por meio da internet, promove a interação e a sociabilidade pela troca de conhecimentos e conteúdos, pela divulgação de trabalhos próprios, pelas relações construídas nas redes sociais. Tal realidade demanda do Estado políticas públicas que garantam a inclusão digital e a apropriação das novas mídias.
Quando se consideram os meios de comunicação de massa, no entanto, vê-se que a juventude é alvo de análises genéricas e banalizadas.
De um lado, há a imagem do jovem como um problema, envolvido em situações de violência ou em atitudes de risco. Páginas policiais dos jornais retratam a juventude como perigosa, transgressora e irresponsável.
De outro lado, constata-se a apropriação do jovem como um ideal de vida para todas as idades. Neste caso, a juventude é retratada como bela, saudável e consumista. Para as jovens mulheres, são estabelecidos padrões de beleza e comportamento, levando-as a adquirir produtos e serviços. A felicidade, desse modo, é medida pela capacidade de consumo.
A juventude, com sua diversidade, clama por respeito nos meios de comunicação. Casos de manipulação e uso da imagem para consumo não cabem na sociedade que a juventude ousa sonhar. Democratizar o acesso ao conhecimento e aos meios de comunicação é optar pelo respeito à vida."

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.