segunda-feira, 6 de maio de 2013

Big Brother Acadêmico controla estudantes


Professores e professoras que foram sempre refratários às Mídias Digitais, tremei! Professores e professoras que só entendem o processo da Educação por meio do prisma da "pedagogia do controle", vibrai! Em breve, uma empresa do Vale do Silício, lançará uma espécie de Big Brother Acadêmico. Isto porque professores da escola de negócios da empresa Texas A&M criaram o protótipo de um livro eletrônico com capacidade para "entregar" se as lições de casa foram feitas ou não. É o que se pode chamar de "mão-na-roda" para professores e professoras supercontroladores, pois o "livro percebe quando os estudantes pulam páginas, deixam de ler ou sublinhar trechos importantes ou mesmo quando simplesmente deixam de abrir o livro." Alguns livros eletrônicos existentes no mercado já permitem saber quantas pessoas sublinharam a mesma parte do texto a partir das impressões digitais. Como nada é perfeito, principalmente quanto se trata de um bom e esperto estudante, alguns deles já conseguiram burlar o programa do Big Brother Acadêmico ao distorcer as funções de sublinhar e melhorar a pontuação, ou seja, burlaram, também, o vigia eletrônico. Não demora, porém, e o protótipo vira produto, certamente, com as distorções corrigidas. É esperar! E torcer para que ainda reste algum tipo de liberdade no mundo das Mídias Digitais!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.