sexta-feira, 3 de maio de 2013

A produção de textos na universidade


Há um problema que se torna mais grave a cada dia na Educação brasileira: a dificuldade de expressar o pensamento de forma escrita. Essa dificuldade se manifesta desde os primeiros períodos dos cursos de graduação e chegam até a elaboração dos projetos e das dissertações e teses. Nos cursos de graduação, a dificuldade em produzir textos claros, coerentes e concisos provoca a necessidade de cursos de nivelamento em inúmeras Faculdades, Centros Acadêmicos e Universidades. Quando se trata das instituições particulares, inclusive, os cursos de nivelamento são essenciais para manter os estudantes na própria instituição pois, sem conseguir acompanhar, digamos, "os conteúdos", os estudantes largam os cursos, logo, as "empresas perdem seus clientes". Eis um problema que se reflete mais acima: nos programas de Pós-graduação. Quando os estudantes não superam os problemas no nível de graduação, os programas de Pós-graduação sofrem, inclusive, desde o processo de seleção, passa pela elaboração dos projetos de dissertação e tese e chega às defesas. É preciso desfazer este nó para que tenhamos, aí sim, o início da solução para o problema da qualidade dos trabalhos de pesquisa produzidos no Brasil.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 02/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.