quarta-feira, 8 de maio de 2013

A federalização da Educação no Brasil


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-reitor da Universidade de Brasília (UNb) adora fomentar polêmicas quando se trata de educação. Afora a ideia de levar para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a Educação Superior, defende, também, que os ensinos Básico e Médio sejam todos federalizados. O argumento do senador é que o sistema federal de Educação Superior "deu certo". Em contrapartida, a municipalização da educação básica e a estadualização do ensino médio não parecem ser experiências bem-sucedidas. O argumento aparentemente é frágil demais em relação à complexidade do problema. Federalizar pura e simplesmente todo o sistema educacional brasileiro não dá garantias de que a qualidade passe a ser excelente. Buarque tem, pelo menos, o mérito de polemizar e tocar na ferida da educação brasileira: sem uma política integrada, que leve em conta os três níveis, a possibilidade de fracasso é ainda maior. Conseguir que um sistema funcione de forma integrada não é meramente uma questão de retórica. Um exemplo disso é a tão propagada indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, nas universidades brasileiras, que, até hoje, não consegue efetivamente sair do papel. A provocação de Buarque vale por trazer à toda um problema sobre o qual se deve refletir sempre: a má qualidade da Educação no País!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.