quinta-feira, 25 de abril de 2013

Professores de Mato Grosso ganham 28,86%


Os professores e professoras da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) conseguiram, na Justiça Federal garantir, em 90 dias, o acréscimo de 28,86% de aumento dado aos militares. A ação, que tramita há quase 20 anos, foi julgada, no dia 17 de abril, pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal, que a julgou procedente e deu ganho de causa à apelação do ANDES-SN/Adufmat-S.Sind. A turma exigiu a imediata incorporação aos salários dos professores e professoras em até 90 dias. Para quem não se lembra, em 1994 o Governo Federal concedeu aumento de 28,86% ao salário dos militares. Os professores da Federal de Mato Grosso, em Assembleia Geral, entenderam que o percentual também deveria ser destinado aos servidores civis e decidiram brigar na Justiça. Os advogados autores da ação, Eleny Alves Pereira e Alexandre Luiz Lozano Pereira, esclareceram que a ação só será executada após a publicação do Acórdão. Da ação ainda cabe recurso. No entanto, nesse tipo de caso, o Governo Federal o faz apenas para protelar o pagamento ou negociar como fazê-lo. A vitória obtida pelos professores e professoras de Mato Grosso pode gerar uma enxurrada de ações nas demais universidades federais e "engordar" os salários com um aumento além do proposto pelo Governo Federal até 2015.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.