segunda-feira, 22 de abril de 2013

Política de cotas amplia oportunidades


A política de cotas implantada pelo Governo nas universidades públicas federais aumentou sete vezes a mais as oportunidades para que jovens pobres ingressassem nas universidade federais brasileiras. Os dados fazem parte de uma matéria divulgada no site da Rede Brasil Atual e demonstram que a política de cotas mudou a vida de muitos estudantes, principalmente dos que passaram somente pela escola publica. Reafirmam, também, a certeza de que a política de cotas tem de ser temporária a fim de "dar tempo" de os governos estaduais e municipais investirem na elevação da qualidade dos ensinos Fundamental e Médio. As polêmicas localizadas em torno do uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nas universidades, por exemplo, são claramente resultado do péssimo desempenho dos estudantes, mesmo das grandes particulares, no Exame. Como não conseguem ingressar nos curso de ponta, como é o caso do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), surgem políticos e professores com ideias completamente anacrônicas de se voltar a fazer o Processo Seletivo Macro (PSM) para selecionar estudantes que ingressarão na Ufam. A política de cotas do Governo Federal tem essa vantagem: desnudar a má qualidade da Educação nos estados e municípios e forçar a melhoria com urgência.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.