terça-feira, 30 de abril de 2013

CNPq regulamenta acúmulo de bolsas


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) regulamentou as possibilidades de acúmulo de bolsas no País. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, dia 23 de abril de 2013. Poderá acumular bolsas quem atuar como coordenador de programa de pós-graduação, como professor do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ou no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). O órgão de fomento tentou explicar as exceções, em nota oficial, sem convencer muito. Diz a nota que "o regulamento não permite o acúmulo de bolsas de agências públicas quando relacionadas à mesma atividade." Porém, os três programas citados "têm como finalidade específica envolver docentes e pesquisadores em atividades distintas daquelas desenvolvidas no seu cotidiano habitual de pesquisa." "As atividades exercidas por estes profissionais nos programas já mencionados, serão basicamente, administrativas ou de extensão de ensino e todas elas contribuindo para o avanço da educação, ciência e tecnologia do país", termina a nota que, na humilde interpretação deste que vos escreve, leitores e leitoras, é uma tentativa de "tapar o sol com uma peneira". O que o CNPq, no fundo, faz, é oficializar a política governamental de complementar o salário dos professores com "bolsas de estudo, pesquisa e extensão" em atividades específicas, com avaliação constante e cumprimento de metas. A nota que tenta explicar, ao que parece, abre possibilidades para todos os professores das federais acumularem bolsas, muito embora, na regulamentação, fique claro que só poderá acumular as bolas quem for "desenvolver pesquisa científica e tecnológica".

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 29/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.