terça-feira, 2 de abril de 2013

A prática do jornalismo e a formação


O episódio ocorrido em um dos jornais de Manaus, quando se publicou inadvertidamente a forma como os adversários fazem chacota em relação ao time do Clube de Regatas do Flamengo, levou-me a refletir sobre a prática do jornalismo nas redações, no dia-a-dia, e a relação que existe com o processo de formação. Principalmente quando se trata da formação em ambiente universitário, como é o caso da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que possui um curso de Jornalismo. Não sei o que ocorreu, a não ser que a empresa aproveitou o fato para promover um processo de demissões em série, nem o que motivou a publicação de algo tão sem propósito. O episódio, acima de tudo, revela que existe uma vala extremamente larga entre a prática do jornalismo, nas redações dos mais variados meios, tais como Rádio, Jornal e TV, e o que se tenta "ensinar" nas universidades, centros universitários e faculdades. Isto porque, no mais das vezes, os estudantes, de forma equivocada, focam a formação apenas no aspecto técnico. Esqueçam o processo humanístico e de ampliação da visão de mundo, principalmente, a respeito do próprio papel que a profissão tem para a melhoria da relação entre as pessoas. Quando o uso de termos pejorativos transforma-se em regra até mesmo entre os colegas de trabalho, corre-se o risco de, em casos como o que ocorreu, se deixar passar, por ato falho, a publicação de um termo tão ofensivo como o que foi publicado no jornal de maior circulação de Manaus. É preciso mudar o foco da formação. Não se pode centrar as aulas única e exclusivamente nos aspectos técnicos. Sob pena de, na prática, Flamengo virar Flamer..., como ocorreu em Manaus. E isso é lastimável para os jornalistas e para o jornalismo tanto quanto para as escolas.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.