terça-feira, 12 de março de 2013

O direito à escolha na Democracia


Creio que, na Democracia, inclusive não tão propagada e libertária "democracia universitária", o direto à escolha é pétreo. E, ainda que a escolha do outro não seja igual a nossa, tem de ser respeitada. Não deve haver nenhum tipo de policiamento quanto às escolhas de A, B ou C. Há anos, havia um patrulhamento ideológico dos mais ferozes. Hoje em dia, porém, em um momento de escolha dos dirigentes da instituição, como o vivido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aceitar patrulhamento em função das escolhas é de uma covardia sem tamanho. Ignoro qualquer tipo de manifestação que tente avaliar minha escolha nestas eleições. Fiz uma escolha e respeito a escolha dos outros. Defenderei as propostas construídas pelo grupo do qual participo hoje. Não creio que seja nosso papel desmerecer as propostas das outras chapas. Somos uma universidade, em essência, plural. A melhor hora de demonstrar, na prática, o exercício desta pluralidade é agora. Que tenhamos o equilíbrio e a sensatez de não nos tornarmos inimigos em função do voto para a Reitoria da Instituição. Abomino veementemente as manobras escusas para aplicar a este ou aquele candidato (ou candidata) determinado tipo de "carimbo". Ainda mais quando a prática parte de quem não tem coragem de enfrentar o debate de cara limpa. Não dou o direito a nenhum covarde de julgar quaisquer das decisões tomadas por mim. E tem de ser assim para todas as pessoas que fazem parte da comunidade da Ufam. Corro o risco até de ser agredido novamente, como o fui em 2009, em pleno Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), mas, não abro mão do meu direito à autonomia e a escolher o caminho que quero ou não seguir. E que cada um faça o mesmo e respeite o que o outro fizer. De cara limpa, porém. Pois, o anonimato é um câncer que corrói a Democracia.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.