sábado, 9 de março de 2013

Decisões colegiadas e os fluxos administrativos


As universidades brasileiras em geral, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em particular, padecem de um problema grave: os fluxos administrativos terminam por serem "cadenciados" (ou quase lerdos) em função da necessidade de as decisões serem colegiadas. Parece haver uma espécie de descompasso entre o que se poderia chamar de "tempo administrativo" e "tempo democrático". Mais grave que esse descompasso, porém, é a universidade brasileira insistir na estrutura colegiada sem, porém, dar a contrapartida da participação nos três segmentos. Acontece que raros sãos os colegiados nos quais as representações comparecem efetivamente. Nos atuais conselhos terminam por predominar as ideias de quem os dirige ou, quando é de interesse de algum grupo organizado, tende-se para uma oposição descabida. E quando esse tipo de oposição é bem organizada, os fluxos administrativos tornam-se ainda mais lentos. Há que se pensar em um modelo administrativo que não destrua as conquistas democráticas, porém, que tenha agilidade administrativa necessária para vencer os desafios de uma organização moderna. Em assim não sendo, quando chega a época das consultas para a Reitoria, como agora ocorre na Ufam, grande parte das reclamações gira em torno da lentidão da máquina administrativa. Não é para menos. Instituições que possuem todas as decisões colegiadas, do menor ao maior escalão da administração, jamais serão ágeis o suficiente para acompanha a velocidade do mundo moderno. Essa dissonância talvez seja corrigida com a adoção de um modelo misto de tomada de decisões. Como está, porém, as reclamações sobre lentidão serão sempre maiores que as soluções.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.