terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Primeiro debate acirra disputa pela reitoria da Ufam


Após o encerramento das inscrições, ocorrido no dia 22 de fevereiro de 2013, para a consulta à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com vistas ao quadriênio 2013/2017, três chapas disputam o pleito: Márcia Pelares e Hedinaldo Narciso, 10, (Ufam sempre presente); Sylvio Puga e Waltair Machado,33, (Uma nova Ufam vai nascer) e Henrique Pereira e José Pio, 44, (Renova Ufam). A disputa propriamente dita começa hoje, às 16h, no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), com o primeiro debate, mediado pelo jornalista e apresentador, Cristóvão Nonato. Em seguida, na quarta-feira, haverá um debate em Itacoatiara e outro, na sexta-feira, em Parintins. O que se espera, acima de tudo, é uma disputa baseada em ideias e propostas e não em ataques pessoas ou picuinhas de corredores. A Ufam, que avençou muito tem termos de conquistas democráticas, é uma das poucas universidades públicas brasileiras nas quais a consulta é baseada no voto paritário, ou seja, cada categoria da comunidade representa 33,33% dos votos. Explicando de forma mais didática, isso significa que se todos os docentes votarem em uma das chapas, esta chapa teria, no máximo, 33,33% dos votos. O mesmo raciocínio vale para as demais categorias, ou seja, se todos os estudantes votassem em uma única chapa essa teria 33,33% dos votos, assim como, se os técnicos escolhessem só uma das chapas a escolha terminaria empatada. No cálculo da votação de cada chapa, portanto, 33,33 será o número básico para o cálculo do percentual de votos de cada chapa por categoria. E escolha do reitor (ou da reitora) que parecia um tanto quanto morna, certamente, torna-se mais acirrada a partir dos debates. Que a comunidade aproveite este momento para celebrar a disputa pública de ideias e propostas e não uma troca constante de acusações. E que a Ufam saia mais fortalecida desta disputa!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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