segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O combate ao preconceito na universidade


Hoje, das 14h30 às 16h, a jornalista Karen Leão, na disciplina Tópicos Especiais coordenada pelo professora Maria Sandra Campos, conversou com estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sobre o tema "Jornalismo de moda". Cada vez que esses encontros ocorrem tenho mais convicção do acerto que foi criar o Grupo de Pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (Mimo), na Ufam. Não apenas pela ousadia em trazer para a academia um tema visto como "elitista", logo, maldito, mas, pelo potencial que o Mimo tem de mexer com as estruturas pré-estabelecidas. Foi emocionante, ao final da palestrada da jornalista Karen Leão, ver rapazes e moças a procurarem, com o coração aberto, e sem nenhum tipo de preconceito para falar sobre moda. Em dois rapazes, os olhos brilhavam de satisfação. Um deles, revelava que sempre foi uma criança que adorava "jogar bola" e "soltar papagaio", mas, a moda pulsava dentro dele. Moda, hoje em dia, é nitidamente ligada ao universo feminino. Tanto que aquele estudante, quando criança, não teve coragem de demonstrar qualquer tipo de interesse por moda. Durante a infância, certamente, seu gosto pela moda fora reprimido por ter esse gosto associado à homossexualidade. Passei por isso em 2010, ao anunciar a criação do Mimo. Uma jornalista, por sinal, a partir de então, transformou-se em minha amiga, perguntou-me:"Mas, professor Gilson, o senhor, a pesquisar moda?". Rebati: "Minha querida, você não gostaria de reformular a pergunta para:Mas, professor Gilson, o senhor, um hetero, a pesquisar moda?" Tanto na cabeça da jornalista, quanto da própria sociedade, "moda é coisa de mulher, no máximo, de homossexuais". Mais que um Grupo de Pesquisa, o Mimo é uma bandeira política contra o preconceito. Em favor do respeito à diversidade. Por isso o grupo é formado por professores e estudantes de vários cursos. Está abrigado no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura (PPGSA), Já temos uma estudante de Mestrado cujo projeto tem como tema a moda. É minha meta que, em breve, todos os estudantes de Mestrado e Doutorado que eu orientar sejam de moda. É uma das formas efetivas que tenho de combater o preconceito dentro da academia. Espero que os professores que se interessam pelo tema juntem-se a nós no Mimo. Convite público feito! Quem o aceita?

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Parabéns professor, pela iniciativa e por quebrar paradigmas. Tenho certeza que o Mimo vai longe! Sucesso e vida longo ao grupo!!!

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.