quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A universidade e o processo de melhoria da Educação


A universidade brasileira, em alguns casos, parece desconhecer a importância e o papel que tem no processo de melhoria da Educação. O mais fundamental, ao meu ver, é ser agente ativo na transformação da qualidade nos Ensino Médio e Fundamental. Se não, vejamos! Nenhuma universidade pública brasileira pode "cruzar os braços" como se, ao formar estudantes, já tivesse cumprido plenamente seu papel. É preciso ir além. Aproximar-se das redes estadual e municipal de ensino para elevar a qualidade é um dos caminhos. Outro ponto essencial é cuidar "das saídas" e não "das entradas". Idealmente, não seria necessário nem que existisse processo de seleção para o ingresso nas instituições. No entanto, por força da demanda, ou seja, da necessidade de as pessoas ingressarem na Educação Superior Pública, selecionar os ingressantes é necessário pela falta de vagas suficientes para todos os que estão habilitados. Eis o primeiro problema: nem sempre, os candidatos estão efetivamente habilitados. Eis o segundo motivo da seleção. Quando falo que é preciso cuidar "das saídas" é exatamente porque, se somos criteriosos em selecionar os que entram, devemos ser muito mais criteriosos com os que "vão sair". Não posso encarar como natural, por exemplo, que estudantes da mesma universidades, graduados, tenham desempenho tão ruim, por exemplo, no processo de seleção para algum programa de Pós-graduação. Como podemos admitir que um estudante não consiga ser aprovado em um concurso pública de carreira na instituição na qual foi formado? Ainda que indiretamente, cuidar da efetiva qualidade na formação dos egressos é o papel mais importante da universidade no sentido de melhorar a Educação brasileira em todos os níveis. Vale pensar sobre o assunto com seriedade e não-apenas como plataformas eleiçoeiras.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.