sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sacramentado o racha entre Perales e Frota na Ufam


O racha entre a atual reitora, Márcia Perales Mendes e Silva e o ex-reitor, Hidembergue Ordozgoith da Frota, que a indicou, foi sacramentado ontem. Depois de muitas idas e vindas, convites negados, feitos (aceitos e não aceitos), a turma comandada pelo ex-reitor, Hidembergue Ordozgoith da Frota, cujo principal articulador é o professor de Física, Marcílio Freitas, finalmente "fechou" uma chapa para a disputa da reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) este ano. O professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Henrique dos Santos Pereira, será o candidato a reitor, tendo como vice o professor do Instituto de Computação (Icomp), José Pio de Souza. Professores já começam a ser convidados a participar da primeira reunião da nova chapa, que ocorrerá no curso de Matemática. Padrinho político da atual reitora, Márcia Perales, Frota não quer mais nem ouvir falar na possibilidade de ela se reeleger. Aliás, devo um pedido de desculpas públicas aos demais professores do Departamento de Física da Ufam que não participam das articulações para esta "nova chapa". Há, no curso, professores não comungam das ideias do ex-reitor e não gostam nem de imaginar alguém nos corredores os confundindo com a "turma da Física", como aqui denominei. O certo é que, agora, três nomes já estão definidos para a disputa: a atual reitora, Márcia Perales, o recém-eleito diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Sylvio Puga, e o novo candidato do grupo apoiado pelo ex-reitor, Hidembergue Frota, Henrique Pereira. Mais certo ainda é que a campanha para a reitoria da Ufam nunca demorou tanto a ganhar os corredores. Como a listra tríplice deve ser enviada ao Ministério da Educação noventa dias (90) antes de terminar o mandato da atual reitora, no máximo, no início de abril, tudo já deveria estar resolvido. Sem falar que, por causa da greve, no dia 18 de abril o período letivo será iniciado. Corre-se o risco de uma consulta pública sem a participação efetiva, principalmente dos estudantes, e de grande parte dos professores que marcaram o início das férias para a segunda quinzena de abril. Será, com certeza, uma das mais atípicas consultas para a escolha que dirigirá a Ufam nos próximos quatro anos.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.