quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sete Faculdades de Manaus entre as piores


Dados específicos do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) revelam que estão localizadas em Manaus sete das piores faculdades do País e todas são particulares. O número representa 41% do total das faculdades estabelecidas na capital do Estado. A pior nota foi da Faculdade Boas Novas (FBN) que atingiu apenas o IG 1. As outras seis que tiveram IGC 2 foram: Ulbra, Ciesa, IEAS, Materdei e Táhirih. Pela legislação em vigor, essas faculdades receberão visitas de avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) e de autoridades do MEC para firmarem um “termo de ajustamento de conduta”. Quem não cumprir as metas poderá, inclusive, ser fechada. De imediato, não terão examinados os pedidos de abertura de novos cursos e podem ser obrigadas a diminuir o número de estudantes por turma ou até fechar algumas turmas existentes. Além disso, pela Lei, essas IES com IGC entre 1 e 2 não poderão participar de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O que preocupa, também, não é apenas o desempenho pífio dessas IES particulares. Há que se levar em conta e acender uma luz vermelha para as três Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Amazonas: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Todas elas obtiveram IGC 3, desempenho que pode ser considerado pouco confortável se comparado ao desempenho das demais particulares que correm o risco de fechar. Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal deveriam unir esforços e promoverem uma ampla discussão sobre o processo de Educação no Estado e firmarem metas comuns para mudar o quadro do Estado em todos os níveis. Manter desempenho tão pífio em avaliações futuras compromete o futuro da Educação no Estado para os próximos 20 anos.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.