sábado, 22 de dezembro de 2012

As relações no ambiente na universidade


Desde que ingressei na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) como professor, no início de março de 1993, em todas as confraternizações do Departamento de Comunicação Social (Decom), do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e da própria a Ufam, repito um mantra: “por mais que tenha divergências com você, serei obrigado a conviver até os 65 anos, quando chega a aposentadoria, porque não fazermos dessa obrigação algo o mais saudável possível?” Assim vejo a vida na universidade. Não sou obrigado a concordar com nenhuma vírgula, muito menos os espaços em branco, das pessoas com as quais convivo dentro da universidade (a regra também serve para fora dela). Tenho a obrigação, porém, por dever de respeito a qualquer ser vivo, inclusive humanos, de respeitá-los, bem como suas ideias. Há pessoas que nascem, crescem, vivem e morrem sem aprender esse princípio básico da vida em sociedade. Não foi nada fácil para mim. Uma agressão sofrida em pleno auditório Rio Solimões, do ICHL, o fim do casamento, a derrota, pela segunda vez, na disputa pela reitoria da Ufam, sessões de terapia, muitas alegrias e muitos sofrimentos durante este intervalo de tempo, tudo entre os 45 e os 49 anos de idade, somados, às leituras de Luhmann, Morin, Matura e Varela, Capra, Lipinton... e hoje querida amiga Maria Luiz Cardinale Baptista Rodrigues, que me abriu as portas da amorosidade como Ciência, foram fundamentais para que eu entendesse que Ciência, Paixão e Afeto são essenciais para a vida dentro e fora da academia. O ciclo se fechou. Intuitivamente, o mantra que defendi desde que entrei na Ufam, confirma-se cientificamente. Meus adversários políticos de hoje em qualquer disputa interna da Ufam são meus possíveis aliados de amanhã, assim como os apoiadores de ontem podem ser os adversários de hoje e, novamente, aliados de amanhã. Essa é dinâmica da vida política. Dentro ou fora da universidade. Há que se ter, porém, respeito às diferenças. Há que se entender que as ideias hoje podem ser convergentes e amanhã divergentes. Isso, porém, não nos transforma nem em amigos nem em inimigos eternos. Somos, mais que tudo, colegas de trabalho que temos uma finalidade, pelo menos é o que imagino: uma universidade melhor, mais justa e de excelência. Jamais tomei uma decisão dentro da Ufam que não tenha por finalidade torná-la melhor para mim, meus filhos e para a sociedade e seus filhos. Picuinhas partidárias e individuais são coisas menores diante da grandeza da universidade, especificamente, neste caso, da Ufam. Portanto, não me queiram transformar em inimigo eterno nem daquelas pessoas que, por algum momento, cheguei até a odiá-las. Maturidade gera sabedoria, que rima com felicidade. Optei, na academia e fora dela, por ser feliz. Não me queiram tirar desta rota, pois, presumo, fracassarão.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.