sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Os professores e as mentiras nos debates


Hoje, no debate para a prefeitura de São Paulo, o candidato do PSDB, José, prometeu “reciclar professores”. Pensa ele que somos matéria-prima que alimenta esse conceito fajuto de “desenvolvimento sustentável”? Relativamente aos professores e professoras, não sei quem mente mais, se o PSDB ou o PT, porque, no último debate da corrida presidencial, a então candidata Dilma Rousseff mentiu em cada palavra que disse sobre nós, os professores, e sobre os demais funcionários públicos federais. Disse, por exemplo, que era contra a terceirização. Há maior terceirização indireta do que a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)? Assegurou que, em seu governo, os professores seriam bem-remunderados, “inclusive para incentivar que os bons viessem e permanecessem” no serviço público. Outra grande mentira! Em verdade, tanto o PSDB quando o PT investem em políticas paliativas, todas baseadas na filosofia de “o estado mínimo na Educação”. Arrepiam-se de medo que haja mudanças efetivamente estruturais na educação do País. Perderiam a primazia de controlar os “currais modernos” por eles criados. A última greve dos professores, professoras e técnicos das universidades foi reveladora. Demonstrou, claramente, o descompromisso de um Governo dito “dos trabalhadores”. A cartilha neoliberal foi usada em cada fase da negociação para ameaçar com corte de ponto e fazer de conta que não há nenhum problema estrutural nas universidades brasileiras. Cretinos, cínicos e canastrões, os dois partidos, usam-nos como moeda de troca e como bucha quando é de interesse nos manipular. Particularmente, não confio mais em nenhum político, qualquer que seja o matiz, quando se referem à Educação. Serão sempre cretinos, cínicos e canastrões até me provem o contrário.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.