segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O vampiro que quer sugar nossos cérebros


Na última campanha eleitoral para a Presidência da República, comparei a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Roussef, a Chuck, o Brinquedo Assassino, e o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, a Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro pelos personagens famosos que os dois me fazem lembrar. Votei em Chuck, no último minuto. Hoje, com a campanha para a Prefeitura de São Paulo, e José Serra de novo na disputa, vejo que o futuro me deu razão em ter escolhido Dilma, embora discorde frontalmente dela, principalmente no que tange ao tratamento que deu aos trabalhadores federais em greve. Bento Carneiro, certamente, não faria melhor (quer dizer, pior). Não posso, porém, olhar o mundo e vê-lo apenas com minhas próprias lentes ou da categoria da qual faço parte. E o que José Serra faz agora, em São Paulo, ao “deixar por menos” o apoio que recebe do pastor Silas Malafaia na cruzada deste contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, por quem não tenho nenhum apreço pela forma com que conduziu e aprimorou a política pública do PSDB para a Educação superior, é deplorável e inaceitável. Trata-se de uma cruzada homofóbica e indigna de alguém que já disputou a Presidência da República deste País. Quem errou feio foi a presidente Dilma Rousseff, ao recuar e vetar a distribuição do que foi pejorativamente batizado de “Kit Gay”. Deveria tê-lo feito independentemente da pressão da Igreja Católica e das Evangélicas. O Estado brasileiro é laico e assim deve permanecê-lo para o todo e sempre por mais que sejamos excomungados. O culto a qualquer tipo de religião é livre e não se confunde com nenhum tipo de opção sexual. Curvar-se a esse tipo de discurso é optar por uma sociedade intolerante e fundamentalista. Quaisquer que sejam nossos matizes políticos, cabe a nós, os professores universitários, de qualquer religião, combatermos vorazmente a intolerância, tanto religiosa quanto de gênero e de opção sexual. Não podemos deixar que os vampiros engulam nossos cérebros.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.