quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Educar para o respeito à diversidade


O mantra que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de que se deve educar para a tolerância e o respeito à diversidade é um dos preceitos mais lindos (e justos) que uma Lei pode prescrever. Na prática, porém, nada disso se concretiza se essa mudança de atitude for “imposta” da escola para a vida. Enquanto, no núcleo familiar, educar para a tolerância e respeito à diversidade forem “artigos de luxo”, nada mudará. E fico a me perguntar? Como se pode ser tolerante e repeitar a diversidade quando os filhos são educados, ao longo da vida, para não terem autonomia e obedecerem sempre? Devem, inicialmente, obediência à figura do pai (ou da mãe). Em muitos casos, dos dois. Ou, quem sabe, ainda, obediência ao irmão mais velho (ou à irmã). Nessa estrutura que cheira a mofo, tempo de vida (nem sempre vividos com qualidade) geram autoridade por si. O fato de ser pai, ou mãe, nessa sociedade naturalmente autoritária (e nesse núcleo chamado família, mais ainda) também os transforma em autoridade apenas pelo fato de serem pais. Mais nada! Essa mesma sociedade impõe às crianças e jovens mais uma subserviência: aos professores e professoras. Ainda que, nem sempre, tenham autoridade suficiente para exercerem-na. Este é o cenário no qual nos criamos. A ter autoritarismo e subserviência com regras. Logo, essas regras não serão subvertidas, nas escolas, apenas porque uma Lei de Diretrizes estabelece. É preciso mudança de atitude. Como pais e professores. Caso contrário, a Lei terá um alfabeto inteiramente morto.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.