sábado, 27 de outubro de 2012

A necessidade de recesso de um mês na Ufam


Professores, professoras, estudantes e técnicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) devem ficar esclarecidos, definitivamente, de uma coisa: o recesso de 30 dias não é uma exigência dos professores: é uma necessidade administrativa, para que se possam tomar todas as medidas necessárias para ofertar disciplinas e matricular os estudantes no segundo período letivo de 2012, que começa no dia 10 de dezembro. É, também, necessário, que as disciplinas sejam finalizadas e lançadas no Sistema para a Informação do Ensino (SIE). Ë fundamental que seja difundida essa informação para que não se fique com a ideia de que “os professores, mal saem da greve e já vão ter 30 dias de folga”. Ou frase similar a essa por parte de estudantes e tive de esclarecê-los. As pessoas precisam entender, tanto na Ufam quando fora dela, que o processo de ensino-aprendizagem não se resume à presença dos professores e professoras em sala de aula. Esse momento só ocorre após algo que, na greve, foi denominada “condições de trabalho”. E uma parte dessas condições é o apoio administrativo. Não se chega ao momento da aula sem que haja um processo que vai da oferta de turma às matrículas. E esse processo é complexo, demorado e não pode ser feito a toque de caixa. Fica a dica!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.