terça-feira, 25 de setembro de 2012

Professores da UFMT ignoram a decisão do Consepe


Professores e professoras em greve a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma das 13 que votaram junto ao Comando Nacional de Greve (CNG) pela continuidade da greve, decidiram ignorar a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) daquela Instituição, que determinava o retorno das atividades para o dia 24 deste mês e mantiveram a decisão da Assembleia Geral de só retomar as atividades no dia 1 de outubro de 2012. A Associação dos Docentes da universidade (Adufmat) quer que a Resolução 53, de 20 de setembro de 2012. É importante que o exemplo dos professores da UFMT seja seguido pelos das demais universidades nas quais as administrações superiores querem aproveitar a “suspensão da greve” para deixar de agir democraticamente. Ora, se os professores, em Assembleia Geral, decidem pelo início da greve, são eles, por mesmo do mesmo instrumento, que decidem o retorno às atividades. Muito embora houvesse a recomendação do CNG para que o período de suspensão da greve fosse entre os dias 17 e 21 de setembro, há, porém, o princípio da autonomia. E, da autonomia das Assembleias também. O melhor caminho, porém, numa hora dessas, ao invés de ser o do confronto, é o do bom senso e da negociação. Transformar o fato em um cabo-de-guerra interno só prejudicará as relações dentro da própria UFMT.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.