segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aulas serão retomadas a partir de amanhã na Ufam


Em Assembleia Geral realizada hoje, às 15h, os professores e professoras em greve da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ratificaram a decisão tomada na última Assembleia Geral, realizada dia 12, no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul, de suspensão unificada da greve e retorno às atividades acadêmicas a partir de amanhã, dia 18. Embora o Conselho Universitário (Consuni) ainda não tenha reunido, a decisão tomada hoje significa que todas as atividades a serem realizadas a partir de amanhã serão validadas quando o Conselho fizer nova reunião. É necessário esclarecer que antes de a decisão sobre o novo Calendário Acadêmico ser referendada pelo Consuni, terá de passar pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição. Outra decisão ratificada foi a transformação do Comando Local de Greve (CLG) foi transformado em Comissão Local de Mobilização (CLM) conforme proposto na AG anterior, bem como o Fundo Local de Greve passa a ser Fundo de Mobilização a fim de que a categoria possa participar das atividades nacionais em torno do Projeto de Lei 4.368/2012. Uma coisa deve ficar bem clara para a comunidade. As emissoras de Rádio e Televisão divulgam, desde o final-de-semana, que o Ministério da Educação (MEC) exige que todos os dias parados sejam repostos. Isso é mais uma das mentiras do Governo que ganha eco principalmente na mídia nacional. Na verdade, o compromisso público assumido pelos professores e professores em greve foi de repor as aulas qualquer que fosse o resultado dela. Trata-se, portanto, de um compromisso ético de quem fez a greve: os professores reporão as aulas não em função de o MEC querer, mas, de um compromisso ético de greve assumido publicamente perante a comunidade.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.